09 março 2012

Cavaco Silva, será possível?

Segundo as notícias, o Sr. Presidente da República acusa o Eng.º José Sócrates de falta de lealdade institucional e de ter sido apanhado de surpresa pela apresentação do PEC IV. As acusações são graves. E são demasiado graves para estarem tanto tempo caladas e são demasiado graves para serem reveladas apenas através do prefácio de um livro (Roteiros VI). Sobretudo a falta de lealdade institucional mereceria uma daquelas comunicações ao país a anunciar a demissão do Primeiro-Ministro A ser verdade, os portugueses devem acusar o Sr. Presidente de falta de lealdade, pois foram a votos sem toda a informação - seria até possível que o PSD ganhasse com maioria absoluta. Além disso, o Sr. Presidente dá uma imagem de pessoa muito avisada (e avisadora) constantemente surpreendida: ele foi o PEC IV, ele foi a taxa de desemprego. No que é importante o Sr. Presidente anda muito mal informado.

07 março 2012

Na Margem do Teu Segredo

No próximo dia 10 de Março, no Auditório do Campo Grande, pelas 15:00 estarei a apresentar o romance " Na Margem do Teu Segredo", de Julieta Ferreira.
Vão estar 24º celsius e o céu apresentar-se-á parcialmente encoberto. Mas nos tempos que correm quem é que liga a um dia de Sol?
A autora convida-vos a estarem presentes, e eu descubro já aqui algumas das coisas que irei dizer: o livro está escrito num...; acorre-nos uma reflexão sobre...; o romance é...; a escritora leva-nos...
Quer saber o resto? Então, apareça.

06 março 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- O que é a Comunidade Europeia? - A CE como organismo para construção de uma Europa unida esfumou-se com a presente crise. O Dr. Durão Barroso não tem culpa. Esfregam as mãos de contentes aqueles que o escolheram, que sabem dos livros, que o lídere oriundo de um pequeno país jamais será capaz de enfrentar os grandes colossos da Alemanha, França e Reino-Unido. E o Dr. Durão Barroso sabe que a Rainha de Inglaterra tem apenas um poder efectivo: o de abdicar.
- As entrevistas do Sr.Ministro Miguel Relvas - A actriz Glória de Matos dava aulas de dicção ao Prof. Cavaco Silva (e, porventura a mais políticos). Pede-se que alguém dê umas lições de arte dramática e de expressão facial ao Dr. Miguel Relvas: é intolerável, insuportável, o seu rosto de comiseração ou de enfado para com os pobres, estúpidos mortais, que não percebem tantas coisas que o governo está a fazer para o bem deles (dos estúpidos, entenda-se). A entrevista à SIC N foi de uma pobreza franciscana em ideias de como Portugal vai sair da crise, mas de uma petulância sem limites a explicar que a culpa é nossa por termos escolhido o Sócrates depois do Santana Lopes. E já agora do PSD, por ter embarcado com a Dr.ª Ferreira Leite, Dr. Luís Filie Menezes, Dr. Marques Mendes antes da solução salvadora: o Senhor dos Passos.
- O governo começa a partir - Alberto João Jardim, diz que o lombo fica para os ministros do CDS e os ossos para os do PSD; o Sr. Álvaro Ministro vai sendo esvaziado das suas mega atribuições; o Dr. Miguel Relvas cada vez a assumir o lugar de Primeiro-Ministro; o Dr. Passos Coelho a querer dialogar com o povo enfurecido e a claudicar; todos a dizerem que é preciso renegociar com a troika.
A oposição...a oposição está à espera que o tempo passe.
- Frase da semana - "Estamos melhor do que quando tomámos posse", do Sr. Álvaro Ministro. Em tempos, ainda não muito distantes, a imprensa e comentadores caíriam em cima de quem dissesse coisas semelhantes: desfasado da realidade, habitante de outro planeta, e por aí adiante. Está provado que os tecnocratas só funcionam bem em ditadura. Por isso alguém pretendia suspender a democracia e outro alguém, no fim-de-semana passado, dava como exemplo e elogiava a receita aplicada no Chile.
- Livro da semana - O Malhadinhas, Aquilino Ribeiro, recomendado para rememorar como eram os beirões de cepa (os alentejanos, os transmontanos... etc).