13 novembro 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- O filme de Marcelo para mostrar aos alemães: Uma ideia que não é descabida, mas peca em duas questões básicas: Marcelo Rebelo de Sousa pensou que bastaria a sua chancela para que as portas do Brandenburgo se abrissem para que o povo alemão tivesse oportunidade de tomar conhecimento dos portugueses; depois, a execução parece (se calhar, é mesmo) de um amadorismo atroz, de um voluntarismo pífio, de um desenrasca mal-amanhado, de comparações com a Alemanha que por vezes raiam o mau-gosto, passando, assim, a mensagem contrária do que se pretende.

- A Convenção do BE: O BE tem alguma atractividade na sociedade portuguesa e é um facto que já não pode ser considerado um epifenómeno. No entanto, o BE que contrariou o proverbial divisionismo da esquerda, volta aos tiques antigos das vanguardas revolucionárias verdadeiros defensores dos ideais socialistas. Se bem que o momento fosse de exaltação (e promoção), ao BE não ficaria mal um assomo de realismo e reconhecimento do seu peso no plano partidário e social.

- A visita da Chanceler alemã a Portugal: As últimas declarações de Angela Merkl sobre os anos de austeridade, a visita relâmpago de "fiscalização" aos países em dificuldades, têm um efeito prático mais visível dentro da Alemanha do que no plano externo. Merkl continua a governar a Europa para os alemães e para ganhar eleições na Alemanha: lidera as intenções de voto, em coligação, e tem elevados índices de popularidade pessoal. Angela Merkl não é responsável pela crise financeira portuguesa, pode não ser, mas que tem dado grande ajuda para o atrasar de soluções, isso tem.

- Frase da semana: O facto relevante desta semana que findou - que antecedeu a visita da chanceler alemã, uma greve geral europeia, o início do sexto exame da troika, a Convenção do BE com ataque cerrado e piscar de olho ao PS, o momento (escassos segundos) em que o Presidente da República rompe o silêncio para falar do OE 2013, inauguração de hotel de luxo -, é a ausência de um discurso forte e polarizador do lídere da oposição. O Dr. António José Seguro tem apresentado alternativas,tem repetido um discurso responsável sobre a estratégia do PS para o país, mas mais para não ser esquecido do que para ser lembrado.

- Livro da semana: "Os Segredos do Mar Vermelho", de Henry de Monfreid. Um extraordinário livro de aventuras verídicas vividas pelo autor no Leste de África.