02 março 2012

ALMADA NEGREIROS E O RESULTADO DO BENFICA

Ouvi contar que se contava que Almada Negreiros, no leito de morte, perguntou pelo resultado do Benfica.
- Que importa isso, agora, Mestre - disseram-lhe.
Respondeu:
- A ignorância seja no que for, não aproveita nada a ninguém.

01 março 2012

AS BOLAS-DE-CRISTAL

Depois do Dr. Passos Coelho, e do Prof. Vitor Pereira (treinador do FC Porto, terem declarado que não têm bola-de-cristal, a Apple diz que vai atacar este nicho de mercado desenvolvendo uma ibola-de-cristal.

29 fevereiro 2012

Este País Não É Para Velhos, Cormac MacCarthy, Relógio d Água

Um mero acaso leva um homem, ainda jovem, a encontrar mais de dois milhões de dólares, droga e uns quantos mortos numa zona fronteiriça do Texas com o México. A partir daí desenrolam-se perseguições e fugas, mais mortos, sheriffs, gente que quer fugir (interiormente) mas não têm yara onde, mais mortos.
Diz-se que Cormack MacCarthy, em "Este País Não É Para Velhos", adaptou o western aos tempos modernos. Porventura, não. O autor descreve, isso sim, o western da actualidade que está impregnado até ao tutano da matriz do Velho Oeste.
"Este País Não É Para Velhos" é um livro estranho que nos faz balançar entre a vontade de o pôr de lado, ou de o ler até ao fim porque debaixo de alguma frase, dentro de um dos capítulos que se intrometem na narrativa, pode estar a revelação. A revelação de quê?, pergunta-se. A razão pela qual a América (ou pelo menos parte dela) chegou até ali. Ali, onde a vida humana não tem valor,em que está literalmente dependente de cara ou coroa, em que o tráfico de droga e outras criminalidades são o único motivo para se estar vivo e se estar morto. A razão pela qual a América não é para velhos.
MacCarthy expõe as suas razões - longamente - através dos pensamentos e estados de alma de um sheriff, e dos diálogos, monótonos, em tom desprendido, em que as personagens quase que estão em permanente desconversação. E aflora as eventuais causas: umas gerações massacradas nas guerras travadas na Europa? No Vietnam? A mentira, a ausência de motivações, as frustrações? O autor parece esquecer, ou eventualmente pretenderá conferir outro rumo, ao que já tinha dito em "Meridiano de Sangue": o Velho Oeste sempre viveu assim, mingado de Lei e Ordem, quando muito, uma lei e uma ordem impostas por quem tomou o poder, e sempre cresceu com recurso à violência mais brutal. Nos dias que correm no outro lado da fronteira, em Juarez, no México, a coisa é ainda muito pior.
"Este País Não É Para Velhos", escrito em dois registos - o da história da perseguição e mortes, e o do pensamento filosófico do sheriff - é, em certa medida, um romance falhado, porque não consege conciliar, nem colocar nitidamente em confronto, as duas abordagens da questão: a do pragmatismo da violência, ou a desistência de uma sociedade com valores, ética e moral Um romance escrito em tintas carregadas e duras, fica-se nas meias-tintas nas respostas.

28 fevereiro 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- O Prof. Cavaco Silva é um equívoco - Existem pessoas assim, que nunca fizeram nada mal, mas evitaram que à sua volta se fizesse alguma coisa bem. Mais uma vez o Presidente da República se vem desfazer em iniciativas, declarações e explicações de rabo escondido com o gato totalmente de fora. Isto a propósito do emendar da mão à não comparência na Escola António Arroio. O Prof. Cavaco Silva, que invariavelmente lembra a sua grande experiência, neste caso política, tem dado mostras de se equivocar constantemente nos sinais a dar à sociedade. O Presidente, sem equívocos, mostraria a sua autoridade dizendo simplesmente que não comparece em locais onde a dignidade do cargo eventualmente possa ser posta em causa.
- Laboratório de Ideias e de Propostas para Portugal (LIPP)do PS - Organização para delinear as propostas do PS a apresentar em 2015; organização onde pontuam e é dado destaque aos independentes, que segundo se dizia, são muito imprevisíveis. Na próxima campanha eleitoral para as legislativas o slogan poderá ser: read my LIPP.
- Frase da semana - "Para o ano também não haverá tolerância de ponto no Carnaval", do Ministro Miguel Relvas.
- Livro da semana - Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Márquez, recomendado à Sr.ª Ministra da Agricultura. É um romance em que “Choveu durante quatro anos, onze meses e dois dias.”