03 abril 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Desemprego atinge taxa record de 15% - o desemprego não é apenas uma consequência da crise, ao atingir níveis incomportáveis torna-se ele próprio uma das causas do agravar da crise e corremos o risco de elevadas taxas de desemprego deixem de ser conjunturais para passarem a estruturais. a solidariedade e a caridade são paliativo para uma situação de curto prazo e não duram para sempre. Medidas de criação de emprego sustentado são urgentes. Este é um daqueles casos em que deveria haver pacto de regime para acorrer a este flagelo.

- Estatutos do PS - cada um governa a sua casa como bem entende, desde que não viole qualquer lei do país. Qualquer um está sujeito a que opinem e comentem sobre a governação da sua casa. E o um que opina está sujeito a que lhe digam que devia informar-se como deve ser e só depois "mandar bitaites".

- BPN - Esta é daquelas que dói. Contabilisticamente podem estar correctas todas as justificações que quiserem para vender o BPN por 40 milhões de euros. E os OITO MIL MILHÕES lá enterrados por todos nós? Quem explica cabalmente esta discrepância e quando são julgados os culpados? Ainda o Madoff sai da prisão e o caso do banco por julgar.

- Frase da semana - "Seria irresponsável se afirmasse que não serão precisas mais medidas de austeridade". Primeiro-Ministro em entrevista à TVI. E quando afirmou em campanha eleitoral que não iria tirar os subsídios de férias e de Natal? Era o quê? Responsável, ou mero candidato ao "pote"

- Livro da semana - Diálogos, Platão. Recomenda-se uma visita às muito longínquas origens do pensamento ocidental, na Grécia Antiga. E é de os rememorar a todos o pré, os e os pós-socráticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário