26 fevereiro 2013

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- As previsões de Gaspar: Quando tanto se apregoa a meritocracia, é de arrepiar que um Ministro das Finanças e um Primeiro-Ministro mais se mantenham colados aos lugares quanto maiores são os falhanços das suas acções. Antes de se lhes exigir a vergonha que os leve a demissão, exige-se a humildade que os conduza à mudança de actuação.

- Grândola Vila Morena: As vaias e protestos contra os membros do governo são orquestrados? São. E onde está o mal? Apenas se ultrapassarem os limites da legalidade. E mesmo esses, é caso para serem discutidos. Se o golpe do 1º de Dezembro de 1640 não tem triunfado, possivelmente hoje estaríamos a aprender, em castelhano, que um "bando de criminosos e arruaceiros se tinha rebelado contra o rei".

- "...da Câmara" ou "...de Câmara": Marcelo Rebelo de Sousa explicou que o erro detectado na lei dos mandatos autárquicos, "de" ou "da", dá igual. Se MRB tem ou não razão não importa. O que interessa nesta história toda é a praxis corrente: põe-se a circular uma (hipotética) verdade jurídica, quase não sendo preciso transitar em julgado para se ditar a sentença, e depois se os tribunais decidem em contrário (aos interesses que puseram a "verdade a circular") é porque, aqui-d'el rei, a justiça não funciona.

- Eleições em Itália: Em Iália os eleitores protestaram nas urnas: votando em Grillo, comediante de profissão, e relegando Monti para último lugar com menos de 10% dos votos.

- Livro da semana: "O Número dos Vivos", de Hélia Correia.

Sem comentários:

Enviar um comentário