09 fevereiro 2011

"Mistérios de LIsboa", O livro ou o filme?

Estreia hoje o filme galardoado, "Mistérios de Lisboa", do chileno Raúl Ruiz, baseado na obra homónima de Camilo Caselo Branco.Camilo era um escritor compulsivo, fluente, rápido. De grande destreza com o sabre e com a pistola, tendo-se envolvido em vários duelos,
A velociade com que escrevia, muito por necessidade física, precisão de dinheiro para sobreviver, ele e a família, não lhe permitiria (julgo eu) trabalhar mais cuidadamente os seus livros de modo a vir a ser considerado um "imortal" da literatura portuguesa.Julgo até que não desdenharia (presunção e água benta, etc, etc,)em se considerar um pro(e)scrito.
Conhecido pelo seu "Amor de Perdição", e mais recentemente muito citado o seu "A queda de um Anjo", Camilo tem uma obra vastíssima, cujos livros, hoje, com uma boa promoção, seriam sem dúvida best-sellers (esta constatação poderá ter o seu lado pejorativo,que não é a intenção). Com uma diferença, Camilo Castelo Branco escreve bem, muito bem.
Se o cinema (e novela televisiva) acicata à leitura das obras literárias que lhe estão por base, espero que este "Mistérios de Lisboa" leve a que muitos espectadores comecem a desbravar a obra de Camilo Castelo Branco.
E nestas coisas de "o livro ou o filme?", a resposta é: os dois.
Um conselho (só dá conselhos quem não sabe, porque se soubesse, não os dava, vendia-os), derivado de um gosto muito próprio, não deixem de ler a "trilogia" camiliana "Eusébio Macário", "A Corja" e a "Brasileira de Prazins".
O Projecto Gutenberg tem inúmeros livros de Camilo digitalizados dos quais poderá fazer download e impressão gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário