06 setembro 2011

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Cortes na despesa: A estratégia de comunicação do Governo revela efectivamente algumas debilidades. Quando todos exigem que o Governo anuncie finalmente os cortes na despesa do Estado, o Executivo esquece-se de informar uma poupança: desde meio de Julho que não existe Primeiro-Ministro.
Fontes bem informadas, próximas de meios liberais, dizem que se trata de um teste a ver se o lugar pode ser privatizado, indo além das exigências da troika. Informam ainda que o teste tem sido satisfatório pois ninguém tem dado pela falta do Primeiro-Ministro.
O próximo teste será feito com um licenciado em contabilidade como Ministro das Finanças que, pelos vistos, não precisa mais do que fazer balancetes a apresentar à Sr.ª Merkl. O Dr. Medina Carreira diz que não é oportuno privatizar o Ministro das Finanças, porque dão pouco por ele.

- Oposição: O PSD não estava preparado para ser Governo. O PS não estava preparado para ser Oposição.
É normal que os partidos de Governo, quando em funções, descurem a sua capacidade de mobilização, a sua actividade partidária, e até, que mantenham o partido amarrado e sossegado para não fazer ondas. Se é normal, era evitável. Se bem que o Congresso do PS, de onde sairão os órgãos dirigentes, ainda não se tenha realizado, é muito incipiente o desempenho do novo Secretário-Geral.

- José Eduardo Moniz na RTP: Não é de estranhar que os influentes se movimentem à vontade de um lado para o outro sempre em alta. O que é estranho é que alguém que é quadro de uma empresa - Ongoing -, que tem interesses no media, concorrente da RTP, seja convidado para um programa semanal de "comentário da actualidade" na televisão do Estado.
Diz-se que a Administração da RTP se opôs a esta contratação, pois o convite teria sido endereçado pelo Director de Informação. Estamos em crer que este recuo (veremos se definitivo)terá sido feito a "conselho" do Ministro Miguel Relvas.
Aguarda-se a todo o instante um SMS de Manuela Moura Guedes.

- Líbia: O Conselho Nacional de Transição na Líbia, órgão não democraticamente eleito, tem poderes para decidir a distribuição dos recursos naturais da Líbia ao Clube dos Amigos da Líbia, mas não tem capacidade de decidir como será feita a recolha das armas nas mãos dos rebeldes.

- Frase da semana (Ministro das Finanças, na conferência de impressa): "É.......minha........desejabilidade........".
No dicionário Priberam on-line: palavra reconhecida pelo FLiP mas sem definição;
No dicionário Porto Editora, 4ª Edição, muito corrigida e aumentada (sic): não consta.
É minha desejabilidade que seja feito rapidamente novo Acordo Ortográfico para introdução da palavra.

- Livro da semana: "O Homem Lento", de Cotzee, recomendado ao senhor Ministro de Estado e das Finanças, por razões óbvias (nada tem a ver com características pessoais, tem a ver com a dificuldade em apresentar cortes na despesa) e porque o livro é muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário