04 setembro 2011

Casa da Achada, Centro Mário Dionísio


Meramente por acaso, graças ao Facebook, descobri a Casa da Achada, Centro Mário Dionísio, que funciona na Rua da Achada, na Mouraria, e é dedicada ao escritor, pintor, ensaísta, professor, activista político Mário Dionísio, falecido em 1993.

Tendo sido seu aluno de francês, no Liceu de Camões, nos idos de 60,aqui deixo o meu testemunho:
Mário Dionísio como professor era uma figura pouco amável e simpática com os alunos, dado a poucas manifestações de satisfação; temível e temido nas suas chamadas ao quadro, à leitura, pelos pontos; laivos de intolerância contida para com a mediocridade; arrebatamentos de impaciência para com a ignorância; não havia desculpa, nem perdão, para a falta de estudo.
A sua maior prova de amizade pelos alunos não era um sorriso, uma palmada nas costas, um fechar de olhos a deixar passar em claro qualquer falta (menor), era a sua qualidade de ensino. Mas Mário Dionísio era um professor justo porque só exigia ao nível do que ensinava e como o seu ensino era de altíssima qualidade, a contrapartida tinha de ser idêntica.

Quando entrei na Casa da Achada, reencontrei-me imediatamente com o meu Professor, pois passava numa pequena televisão uma entrevista gravada com ele. Não com ele em imagem, mas na voz que enchia todo o espaço. E foi com aquela voz nasalada de fundo, que muitas vezes saia de um canto da boca, enquanto que o outro canto segurava o cachimbo, que segui a obra pictórica exposta nas paredes e que não conhecia (pode comprar-se por 10 € um livro de boa qualidade com a reprodução dos quadros).

Mário Dionísio foi um intelectual de elevada craveira, um professor inesquecível, merece pois que a Casa da Achada seja visitada.
Hoje, em que se contam os tostões para tudo e para o entertenimento, ir ao Centro Mário Dionísio e depois passear pelas ruelas e escadinhas da Mouraria é um programa a ter em conta para toda a família.

Se, quando fui seu aluno, lhe dissessem que um dia também eu publicaria uns romances, torceria o nariz com toda a certeza, mas que ele é um dos grandes "culpados", isso é. Bem-haja, Professor Mário Dionísio.

Sem comentários:

Enviar um comentário