13 setembro 2011

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Congresso do PS: Os congressos partidários são por via de regra sessões litúrgicas chatas (exceptuando aquela em que Luis Filipe Menezes chorou) viradas para dentro e das quais não se esperam grandes tiradas para os problemas do país. O congresso do PS que decorreu em Braga não fugiu a regra. Talvez o local mais adequado para a sua realização fosse a margem sul do Tejo porque quanto a ideias foi um deserto.

- Falta de preparação dos Ministros: O Ministro Paulo Macedo anunciou que iria reduzir a despesa na Saúde deixando de comparticipar a pílula e três vacinas. Face à contestação generalizada, pirueta, e disse ser apenas uma hipótese em estudo. Sendo assim, pergunta-se: porque anuncia o Governo apenas esta hipótese? Se esta é uma possível solução, quais as outras? Ou o Governo só estuda uma solução de cada vez?

- Grécia: O berço da Civilização Ocidental está na falência. A Civilização Ocidental esta-se nas tintas para o seu berço. Alias, os berços costumam ser arrumados partidos, desconchavados, numa arrecadação ou um sótão.


- 11 SET. 2001 a 11 SET. 2011: Dez anos que não descansaram o mundo.

- Livro da semana: O Idiota, Fiódor Dostoievsky. Todas as semanas tenho tido a tentação de recomendar este livro a alguém. Tenho-o evitado temendo o efeito boomerang. Mas esta semana não há hipótese de fuga: O Idiota para o Comissário Europeu Alemão Günther Oettinger que disse que as bandeiras dos países endividados deviam ser colocadas a meia haste nos edifícios europeus.

1 comentário:

  1. E aqui está um apanhado da semana com quase tudo. Só faltou aquela do governo dar um desconto na eletricidade e no gás para os mais pobrezinhos.

    ResponderEliminar