20 outubro 2011

PARÁBOLA SEGUNDO O OE 2012

Dois homens encetaram o caminho de regresso a casa através de um descampado desértico. Um deles tinha um garrafão de água de cinco litros, o outro só uma nota de dez euros.
Depois de andarem um pedaço, o homem do garrafão teve sede e bebeu um trago. O outro continuou a caminhar em silêncio à espera que o primeiro partilhasse com ele a água. Nada.
- Dás-me um golo de água? - pediu finalmente.
- Não, só tenho esta, e daqui até casa não há onde beber.
O do dinheiro disse:
- Vendes-me então o garrafão?
Acordaram na venda que teve que se realizar por dez euros, pois o homem da água não tinha dinheiro para trocos.
O segundo homem na posse do garrafão bebeu com sofreguidão matando a sede.
Mais adiante deu-se a situação inversa: o primeiro homem tinha dinheiro, mas já não tinha garrafão da água e propôs que o segundo lhe vendesse o garrafão. A transacção processou-se a dez por ser o único dinheiro existente, embora a água no garrafão já fosse em menor quantidade.
Continuaram a vender o garrafão de água um ao outro pelos mesmos dez euros até que se chegou à situação de um dos homens ficar com um garrafão vazio e o outro com os dez euros.
Ao chegarem a casa o homem que tinha os dez euros pagou algumas dívidas e ficou sem nada; o homem que tinha o garrafão tentou vendê-lo ao fornecedor de água que disse que lho comprava se o homem se comprometesse, desde logo, a adquirir-lhe dez garrafões de água.

Faz lembrar qualquer coisa, não faz?

1 comentário: