11 outubro 2011

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Steve Jobs - Morreu um dos fundadores da Apple. Steve Jobs deveria ser a única pessoa no Mundo que quando dizia um "ai" criava algo de novo. Desde o passado dia 5 de Outubro que o logótipo da Apple faz mais sentido: sabe-se qual é o pedaço da maçã que falta.

- Implantação da República - Sou republicano, mas parece-me que a cada ano que passa faz menos sentido assinalar a implantação da República em Portugal com um dia feriado. A maior parte dos portugueses desconhece o que se comemora nesse dia, bem como o porquê do 10 de Junho ser o dia de Portugal (de Camões e das Comunidades, tudo no mesmo saco). Os marcos históricos de maior relevo da nossa História não devem ser perdidos nas brumas da memória, mas não é de certeza com feriados passados na praia, ou nos centros comerciais que tal desiderato será atingido.
Por que não comemorar o 5 de Outubro...de 1143, data do Tratado de Zamora, pelo qual Portugal foi reconhecido como país independente.

- Nacionalização do Banco Dexia - Já nem vale a pena falar da mentira ideológica que nos querem impingir de que seremos muito mais felizes com a erradicação do Estado da economia e deixando as empresas (sobretudo as financeiras) funcionarem a seu bel-prazer. O banco Dexia foi nacionalizado em nome da preservação do sistema económico-financeiro francês que o próprio ajudou a destruir, não constando que os lucros e dividendos que distribui durante anos tenham sido compartidos pela sociedade. Vale, pois, a pena atentar na mentira produzida pela Autoridade Bancária Europeia quando há cerca de dois meses, após os testes de stress, dizia que o referido banco estava de boa saúde e era dos melhores. Estamos mergulhados numa enorme mentira quanto ao sistema económico-financeiro em que estamos montados. Ainda falavam do Dr. Vitor Constâncio...

- Ocupem Wall Street - Esta é a frase que qualquer publicitário se orgulharia de ter criado. E tem mais força a frase do que o movimento de ocupação. É um movimento que gera simpatias porque hoje em dia são muitos os deserdados da sorte e que já não têm origem apenas nas classes mais baixas, a classe média está a ser progressivamente arredada dos benefícios da riqueza gerada no mundo. Além do disso, o movimento têm ainda o acolhimento complacente de gerações do Maio de 68 com a sua frase emblemática "a imaginação ao poder".
O nosso António Aleixo dizia: "...calai-vos, pois pode o povo querer um Mundo novo a sério"

- Livro da Semana - Meditação Sobre Ruínas, de Nuno Júdice, recomenda-se ao Governo e à Oposição para que aprovem um Orçamento de Estado para 2012 consensual e que tenha em conta que os portugueses não devem viver acima das suas possibilidades, mas também não devem viver abaixo das suas necessidades. É pedir muito? É, mas pedir não custa.

Sem comentários:

Enviar um comentário