29 novembro 2011

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Greve Geral - Antes, durante e principalmente depois, declarou-se não se saber para que servia a greve geral. A greve serviu sobretudo ao governo para avaliar a pulsão social e grau de contestação às políticas implementadas e a implementar. E o governo tem razões de sobra para estar satisfeito porque quanto mais pessoas fizerem greve enquadradas pelas moderadas centrais sindicais portuguesas, mais está a salvo de uma eventual contestação social destrutiva, como a da Grécia.
Tomara o governo que, até ao fim da legislatura, as greves tivessem uma elevada adesão e os grevistas se manifestassem num clima ordeiro como no passado dia 24 de Novembro. O governo deveria decretar como obrigatória a realização de uma greve sempre que haja novas medidas de penalização dos portugueses.

- Merkel e Sarkozy - Esta foi a semana do primeiro arrufo público entre os chefes máximos da Alemanha e da França. Do condenados a viverem juntos para sempre, passaram ao vamos ver quem cai primeiro. E os europeus, numa espécie de deleite suicida, aguardam a queda das duas potências (?) para dizerem: é bem feito. E era bem feito, se não fosse tão mal feito.

- O outono árabe - Embandeirou o Ocidente em arco com as primaveras árabes no Egipto, Líbia, Tunísia, e continua a esperar com ansiedade pela Síria, Iemen e sobretudo pela Arábia Saudita. Sabe-se, no entanto, que a qualquer primavera se sucedem outras estações, cada uma com os seus encantos próprios, mas também com as suas agruras, e que as mais rigorosas são o outono e o inverno.
No Egipto, o outono está a chegar. E com este outono, como vê o Ocidente daqui para a frente a implementação da democracia neste e noutros países muçulmanos? A minha resposta é: não sabe.
O Ocidente habituou-se a exportar bens e serviços, ideologias e religiões, para zonas do mundo diferentes da sua numa tentativa de homogeneizar o Globo à sua imagem e semelhança. Chineses, indianos, angolanos, brasileiros já estão a exportar os seus bens e serviços para o Ocidente e a comprarem o seu tecido produtivo. E se eles caem na tentação de exportar as suas ideologias e religiões? Vai o Ocidente dizer que está ameaçado?

- Frase da semana: "o grau de adesão à greve na Administração Central às 11:00 é de 3,6%". O senhor Ministro Miguel Relvas deve ter-se encadeado com a sua grande capacidade de fazer sit-down (fez as declarações sentado) comedy e levou ao extremo uma rábula levada à cena por outros governos. Desta vez a preformance foi exímia.

- Livro da semana - "Figuras, Figurantes e Figurões", de Luiz Pacheco, recomendado a uns quantos personagens que por aí andam. Vocês sabem o que eu quero dizer, parafraseando o comentador futebolístico Octávio Machado.

Sem comentários:

Enviar um comentário