15 dezembro 2011

O MEU BAIRRO

A minha amiga Filomena Alves lançou um desafio para que seus amigos escrevessem sobre os respectivos bairros, de habitação pressupõe-se. (Um parênteses, a Filomena é uma das executoras/editoras/mentalizadoras/etc/etc/etc. da revista luso-castelhana-marroquina (árabe) "Manga Ancha" de elevada qualidade literária e gráfica). Dizia eu, que "o meu bairro" bairro se pressupõe ser aquele onde se habita. Porque "o meu bairro" pode ser onde se trabalha, onde se encontra a pessoa amada, onde se foi, se é feliz, ou..., aquele onde nunca se esteve.
Eu não tenho bairro. Ou antes, tenho, mas nunca lá estive. Pertenço à categoria dos eternos insatisfeitos, e ao mesmo tempo crentes, de que existe um bairro, um bairro especial que tem, assim a modos que, o melhor dos mundos de todos os bairros por onde passei.
E, se para satisfazer, com todo o gosto, o pedido da Filomena, eu descrevesse esses bairros, um deles, por ando e andei,estaria a falsear o desiderato inicial, porque por definição (minha)se lá estive, esses não são, nunca foram os meus bairros. "O meu bairro" está sempre lá mais à frente, e amanhã, todos os amanhãs, tentarei lá chegar. Se um dia lá estiver, depois conto.

E quando vejo imagens tiradas do espaço sideral de uma esfera, achatada nos pólos, azul, manchada de brancos, penso: definitivamente, este é o meu bairro, e não mais do que isto.

1 comentário:

  1. Amigo Carlos,só agora ,no sossego da noite de Ano Novo, ando a passear-me pelas palavras dos meus blogs favoritos. A uma "esquina",deparo-me com o " teu bairro".Agradeço que te tenhas sentido desafiado.Agradeço igualmente o teu apoio público à nossa querida MangaAncha que anda escondida,atrasada,mas que ainda deve vir dar o ar da sua graça neste 2012.Um abraço, Filomena

    ResponderEliminar