20 janeiro 2012

O Coração é um Caçador Solitário, Carson McCullers, EDITORIAL PRESENÇA

O Coração é um Caçador Solitário (em inglês tem uma sonoridade especial The Heart is a Lonely Hunter) escrito por Carson McCullers com vinte e três anos e foi o seu romance de estreia.
O autor percorre uma galeria de personagens todos elas com algum estigma - étnico, social, físico - que as fazem, de um modo, ou de outro, sentirem-se rejeitadas pela comunidade. Algumas dessas personagens limitam-se a constatar a sub-alternidade da sua posição de classe, agradecendo todas as pequenas dádivas que a vida lhes possa conceder; outras, e essas são sempre as mais interessantes, lutam, mesmo que apenas interiormente, contra o que a vida lhe destinou, por o considerarem injusto.

O tema da obra é a discriminação, que quase se transforma na personagem principal da obra. As personagens humanas mantém todas um nível muito idêntico de importância, quase não havendo personagens secundárias. Normalmente, dessas personagens, são destacadas duas: a rapariguinha Mike, e o surdo-mudo, Singer. Possivelmente por terem um cariz mais dramático e mais emotivo. No entanto, o Dr. Coppland, médico negro, é a figura que o autor trata com traços mais detalhados e profundos. Ele é o rochedo, a âncora, da consciência de que a discriminação e a rejeição injusta e injustificada existem, mas que a culpa não está apenas nos factores externos; ele é o típico resistente dentro do sistema e aquele que acredita que a mudança se faz com persistência e a longo prazo, apenas há que não desistir.

Romance sulista (quase se poderia criar um mito urbano, afirmando que o romance estado-unidense, é eminentemente sulista, mesmo que os autores sejam do norte), região dos Estados Unidos pródiga em carácteres peculiares, com traços psicológicos muito vincados, com vivências sociológicas de discriminação muito próprias, já chegou a ser incluído em lista dos 100 melhores romances do séc. XX. Não parece ter estofo bastante para ombrear com muitos que figuram em compilações do género,e porque haverá outros cem romances que lhe retirarão o lugar. Romance escorreito, em que o autor não cai na tentação fácil de estereotipar as personagens, a ler...se estiver por perto.

Sem comentários:

Enviar um comentário