16 janeiro 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- ASAE no Pingo Doce e Continente - A ASAE apreendeu nestas duas grandes superfícies uns valentes litros de leite que eventualmente estavam a ser vendidos abaixo do preço de custo. A ser verdade, é ilegal; economicamente tem consequências gravosas sobre a concorrência; parece que o leite era espanhol, e devemos consumir português. Mas, neste caso quase que apetecia fechar os olhos a tudo isto.
Além disso os pacotes apreendidos constituem elemento de prova. Vão guardá-los no frigorífico ou deitar fora quando azedar?

- Filha do Prof. Braga de Macedo, subsidiada por organização estatal presidida pelo pai - Qual é o pai que não faz tudo pelos filhos? Nenhum. E muito mais fariam se fosse através de uma OPM - other people's money - com o dinheiro dos outros, de nós todos. Foi tudo formal e legal? Porventura, foi. Foi ético? Não, não foi.

- A S&P baixou o rating de várias Repúblicas - algo não bate certo, a Europa (ler, Sr.ª Merkl, Sr. Sarkozy) delineou uma estratégia para a acalmia dos mercados. Os mercados não há meio de se acalmarem, e a Europa insiste na receita adoptada. O governo português adoptou a estratégia da asfixia económico-financeira do país para mostrar que é "aluno" exemplar a fazer os trabalhos de casa, pimba, baixa-se o rating a Portugal. Excluindo o período de abertura, as Bolsas estiveram-se nas tintas. Se antes, tudo tinha a ver com tudo, agora, nada tem a ver com nada.

- Conversas improváveis Ricardo Araújo Pereira/Marcelo Rebelo de Sousa - a melhor e a mais eficaz oposição ao governo.

- Frase da semana - "os idosos têm direito à hemodiálise...se a pagarem", Manuela Ferreira Leite; "até é bom que eu ganhe muito, pois assim pago mais impostos", Eduardo Catroga; "a descida do rating pela S&P, é uma decisão política", Passos Coelho, fresquinha, d' hoje. Esta semana foram tantas que nem aqui cabe a do pastel de Belém do Sr. Álvaro Ministro.

- Livro da semana - Crónica dos Bons Malandros, de Mário Zambujal, recomendado a quem quiser enfiar a carapuça, mas mesmo que alguns não a enfiem, ficava-lhes a matar. Digo eu.


post scriptum: A oposição tem andando tão morninha que não aparece no campo de VISÃO.

1 comentário:

  1. O folheto do Continente com 75% de desconto não incidia apenas no leite. Estamos aqui perante uma de três situações.
    1 - É na generalidade um barrete. Os preços sobre onde vão incidir os descontos estão propositadamente inflacionados que o desconto é ineficaz.
    2 - O preço é real, o desconto é efetivamente de 75% e não há dumping. Será que ninguém controla as margens em tempos fora de promoção. É possível vender, fora de promoção, um produto com margens superiores a 75%? E se é legal, é moral?
    3 - Os preços e os descontos são reais e não estamos na situação 2. Não? Então é dumping e neste caso a apreensão do leite seria apenas um fait-divers da ASAE. Logo o produto que, como dizes, pode acabar por ser uma prova estragada.

    ResponderEliminar