03 janeiro 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

Privatização da EDP - Há um filme com o título Vêm aí os Russos, quando na Guerra Fria se temia a invasão do "Ocidente" pelos soviéticos. Hoje, sem recurso à sétima arte, estão aí os chineses. Julgo não haver lugar a qualquer preocupação quanto à origem do capital que adquiriu os cerca de 21% do capital da EDP. O que é importante é sabermos que vendendo todas as empresas que tem sob a sua alçada, de futuro, o Estado jamais poderá definir uma estratégia de energia, de telecomunicações, de transportes, de defesa e armamento, ou outras. E o dia chegará em que uma qualquer troika determine, e um qualquer governo aceda, que as escolas e hospitais públicos devem ser privatizados. Passaremos a aprender mandarim e ter tratamentos de acunpunctura.

Aumento de preços - Com o novo ano os preços aumentaram onde dói mais: saúde e alimentação. Os economistas têm tentado determinar matematicamente qual o nível de austeridade e de sacrifícios a partir do qual uma comunidade entra em ruptura e envereda por conflitos sociais. Não têm conseguido. As sociedades são diferentes, pelo que o clique que despoleta o recurso à violência pode surgir de qualquer lado e pelo motivo que menos se espera. Talvez assim se compreendam os constantes apelos e incentivos à emigração.
O Governo tem uma bomba-relógio entre mãos e está a jogá-la ao ar como se de um berlinde se tratasse, acantonado na inevitabilidade das medidas de austeridade e na índole pacífica dos portugueses.

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República - O Presidente está abatido, como todos nós (talvez se exceptue quem ainda tem motivos para deslocalizar sedes de empresas para a Holanda). O discurso foi morno, quase frio, há que poupar na conta da energia. Por este andar, o Prof. Cavaco Silva arrastar-se-á até ao fim do mandato para posteriormente escrever num jornal que tinha avisado e que tinha razão. É pouco.

A frase da semana: O Sporting ainda é uma equipa Cérélac, pela ternura que Domingos Paciência devota à sua equipa.

O livro da semana: Meridiano de Sangue, Cormack McCarthy, recomendado ao Ministro Vitor Gaspar. A violência da austeridade, perdão da expansão americana, através da personagem do juíz Holden, que nunca dorme...e afirma que não há-de morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário