31 janeiro 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- A Europa precisa de crescimento económico - O discurso dos líderes europeus enveredou, timidamente, pela necessidade de as economias crescerem como solução para debelar a crise financeira.Fantástico, o que esta gente sabe, e que não passa pela cabeça de mais nenhum dos mortais. Por isso, são líderes.

- Campanha de trocas da FNAC - a livraria (?) propõe que troque Os Maias pela Maya, sim a astrologa; os Morangos Silvestres, pelos Morangos Com Açúcar. A publicidade provocadora e chocante - bem conhecida na Benetton - tem o seu espaço e em muitos casos é até extremamente louvável. A publicidade estúpida não tem lugar em sítio algum. É triste que para fazer campanhas de vendas se faça apelo à imbecilidade. E não se trata de considerar imbecis a Maya ou os Morangos (os com açúcar), a imbecilidade está na proposta de trocas.

- Frase da semana - "Descida do défice estrutural e da despesa primária vai abrir possibilidade de cortes de impostos”. O famoso spin doctor, Eng.º Carlos Moedas, trouxe boas novas. Escreveu-as em inglês, talvez para que os portugueses não as percebessem. O Eng.º Carlos Moedas declarou uma evidência. Esqueceu-se, ou quis ocultar, outra evidência e esta bem concreta: em 2011, despesa ficou abaixo do previsto, mas receita ficou muito,muito, muito abaixo. Em inglês de Clinton, it's the economy,

- Livro da semana - O Leitor, de Bernard Schlink, recomendado a quem queira reflectir sobre liberdade e dignidade humana, sobre a diferença entre lei e moral. Um pequeno romance que coloca questões intemporais.

Sem comentários:

Enviar um comentário