17 abril 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Reforma da Segurança Social - Medina Carreira resumiu a política social deste governo: contabilidade e tesouraria social. Paga-se o que se puder, enquanto se puder. O governo, expondo desta vez um ministro do CDS, tem anunciado medidas avulsas sobre a Segurança Social, que visam tão somente preparar os portugueses para a extinção do Estado Social, em linha com as teoria e práticas agora em moda na Europa, justificando a crise com os gastos na Segurança Social.

- O Primeiro-Ministro quer aproveitar a crise para reformar o Estado - Se reformar é pôr na ordem, não se deve esperar por épocas de crise; se reformar, é aligeirar a máquina, qualquer ocasião é boa; se reformar é modernizar, não parece que altura de crise seja a mais propícia. Percebe-se o dizer do senhor Primeiro-Ministro: em época de crise os portugueses aguentam tudo, porque a crise é sempre a desculpa.

- 100 anos do naufrágio do Titanic - O navio inafundável tornou-se um mito, precisamente porque o Homem tem ciclicamente visões de que conseguiu dominar a matéria, a natureza e o Mundo. Preversamente a máquina perfeita foi derrotada por um elemento da natureza e nem sequer terminou a sua viagem inaugural. À atenção de todos aqueles que pensam que, nos sistemas sociais, é chegado o fim da História.

- Frase da semana - A verdade é a soma das partes, Jorge Jesus. Novo axioma matemático...ou filosófico.

- Livro da semana - Retorno, Dulce Maria Cardoso. História de retornados das ex-colónias, de devolvidos à procedência, e agora amanhem-se. Não seremos todos nós (quase todos( retornados dentro do mesmo espaço, retornados a vidas difíceis de países sub-desenvolvidos que julgávamos não tornarem a ser possíveis..

Sem comentários:

Enviar um comentário