10 julho 2012

VISAO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Licenciatura do Dr. Miguel Relvas: A licenciatura do Dr. Miguel Relvas pode ser permitida por lei. Mas depois do acesso ao processo e declarações de responsáveis da Lusófona parece provado o espirito colaboracionista da Universidade, que não consta seja tão benemérita com a maior parte dos alunos.
O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa diz que este caso é um "assunto" porque se faz o paralelismo com o do Eng. José Sócrates. É verdade, e não será alheio a essa verdade que a grande parte dos que verberavam contra Sócrates agora estão calados ou fazem do caso uma tímida recordação.
As redes sociais são hoje um fortíssimo meio de divulgação e contestação de determinadas práticas. O Dr. Miguel Relvas não pode olvidar esse facto e de como isso se reflecte na imagem do governo do qual ele é rosto proeminente.
- Renegociar a dívida: precisamos de mais tempo para pagar a dívida e cumprir as metas do déficite, mas devemos esperar que seja a troika a propor, disse Miguel Frasquilho (com ar compungido, sem a arrogância a que nos acostumou) num debate televisivo. Afirma-se que parece mal a um devedor demonstrar que precisa de novas condições mais facilitadas. Já alguma vez se viu algum credor de moto próprio dizer que deve conceder maiores facilidades aos devedores?
- Vaias a membros do Governo e PR: a austeridade gera descontentamento, é um facto. Mas os apupos que têm sido notícia devem-se aos lapsos (os subsídios de férias e Natal serão repostos parcialmente a partir de 2015), à falta de ética política (faltar à verdade numa Comissão Parlamentar), aos disparates nas declarações (a minha reforma não chega para viver), aos falsos moralismos (o Eng. Sócrates devia ter vergonha de como conseguiu a licenciatura). Que lhe espetem os dedos nos olhos e o tomem por parvo, é disso que o povo não gosta.
- Livrarias em Portugal : Portugal tem das mais antigas livrarias do mundo (Bertrand, Chiado), uma das mais belas do mundo (Lello, Porto) e a segunda maior do Mundo (Esperança, Funchal). O que fazemos com elas? E com todas as outras.
- Frase da semana: Se têm alternativas aos cortes que as apresentem, disse o senhor Primeiro-Ministro depois de saber que é necessário encontrar alternativa aos cortes dos subsídios da função pública. Estou de acordo, mas a frase não deveria ter sido dita com tom desafiador e com acinte, mas com um verdadeiro convite ao diálogo, ao entendimento e ao consenso.
- Livro da semana: Obras Completas , Jorge Luís Borges, qualquer volume. Ler um poema, um conto, uma peça ensaística ou de pura reflexão é ficar a meditar em frente do mar ou de verdes campos, é uma sugestão para as férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário