18 abril 2011

Cavaco Silva nunca existiu

As redes sociais na internet não são um meio de comunicação de massas, é ligação que se circunscreve a um círculo restrito de “amigos” (adicionar como amigo, diz o Facebook; fulano aceitou o teu pedido de “amizade”). Ao utilizar esta via para espalhar a sua mensagem, Cavaco Silva, o Presidente da República, sabe que apenas comunica directamente com os “amigos” e sendo todos os media seus “amigos” sabe que a sua palavra será retransmitida e difundida.
Talvez seja assim, mas parece-me que a verdadeira razão é outra: Cavaco Silva, Presidente da República, nunca existiu, é uma não-existência.

Cavaco Silva não faz uma leitura conservadora ou demasiado à letra da Constituição no que se refere aos poderes presidenciais, faz a leitura do “eu bem queria, mas não posso”, “ai se eu pudesse, bem sei o que faria”. Resta-lhe falar. Mas uma não-existência não fala, falam por ela. A insistência dos comentadores políticos na necessidade de Cavaco Silva aparecer, que fale, que se dirija aos portugueses – e ele mantendo-se na penumbra da virtualidade das tecnologias de comunicação - torna-o ainda mais esperado.O Facebook vai, pois, além do bolo-rei que salvificamente o impedia de falar, o Facebook permite-lhe falar sem aparecer, pode, então, qualquer profeta falar em seu nome. O Facebook transforma-o num D. Sebastião, num Messias que todos esperam e anseiam, bastando-lhe que exista no imaginário individual e colectivo.

(Se seguirmos o paralelismo através da visão judaico-cristã, mais uma vez se confirma a história do Messias: das três vezes que Cavaco Silva, Presidente, tomou forma humana – autonomia dos Açores, caso Fernando Lima, discurso de tomada de posse do 2º mandato – em que “ousou” falar, foi crucificado).

A figura de ícone que aparece no mural do Facebook é, pois, a de um não-ser e a um não-ser nada mais há exigir que não seja manter a esperança viva de que um dia virá. Uma não-existência não necessita de se comprometer em anunciar a salvação, não precisa de se envolver nas medidas para a salvação. Ele é a salvação.

O Facebook salvou Cavaco Silva: à sua falta de substância concedeu-lhe a essência de espírito.

1 comentário:

  1. Curiosamente nunca adicionei,sua excelencia o PR DR. CS no facebook, exatamente por não achar que sejamos amigos.

    ResponderEliminar