13 abril 2011

"A Cruz de Santo André", de Camilo José Cela, DN

"A Cruz de Santo André" foi galardoado em 1994 com o Prémio Planeta. O escritor Camilo José Cela foi acusado de plágio por Carmen Formoso tendo um tribunal dado como provada a acusação,mas o processo continua a correr por recurso interposto pelo editor, pois o autor faleceu em 2002.

Independentemente da veracidade ou não do plágio, que a ter existido é reprovável, o que é facto que "A Cruz de Santo André" é um romance com uma estrutura narrativa peculiar - três monólogos de três mulheres - que corre a velocidade vertiginosa e em que as narradoras contam e criticam de modo arrasador as vidas próprias e as dos outros passando rapidamente da perspectiva cómica e irreverente para a tragédia

Se romances existem em que o leitor se sente envolvido e vive dentro do ambiente do romance enquanto lê, em "A Cruz de Santo André" somos ouvintes (convém que atentos) ao desfiar das histórias das três personagens sendo muitas vezes levados a intuir a efabulação dos acontecimentos devido ao absurdo dos mesmos.

Leitura recomendada deste autor, sobretudo "A Colmeia".

Camilo José Cela foi galardoado com o Nobel e outros prémios de relevo.

1 comentário:

  1. Neste mês, em comemoração à PÁSCOA, nas compras de livros com valor igual ou superior a 5€ o Alfarrábio Livrilusão oferece como prenda um tablete de chocolate para adoçar a sua leitura.

    Acesse: www.livrilusao.com



    Caro Amigo/Amig@,

    Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.


    É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

    No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.



    Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interssante, ajudar a divulgá-la, repassando esta mensagem para a sua lista de emails.

    Vamos dar continuidade à aventura dos livros!

    Obrigada,



    Giulia Pizzignacco,

    Livrilusão

    ResponderEliminar