12 abril 2011

Pensamentos do escritor

Na passada 5ª – feira foi ao lançamento do livro “Deixem Falar as Pedras”, de David Machado. A apresentação da obra esteve a cargo de Mário de Carvalho. Lembro-me que um dia disse: já escrevi uns doze livros, posso considerar-me escritor.

Tenho a certeza de que Mário de Carvalho não avalia a sua (e de outros) denominação de escritor baseado na quantidade. O que queria dizer é que já tinha escrito uns doze livros com qualidade literária.

Mas quem determina a qualidade? O próprio? A crítica? Os prémios? Os leitores? O número de exemplares vendidos? Tudo isto em conjunto?

Ao titular estes post como “Pensamentos de escritor” (eu que ainda só publiquei dois livros) estarei a ser demasiado presunçoso?

Uma coisa é certa: enquanto escrevo sinto-me na pele de um “escritor”, a dúvida surge nos intervalos.

Sem comentários:

Enviar um comentário