27 setembro 2011

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- D. José Policarpo é um homem de pensamento inteligente e sereno. Tão inteligente e tão sereno que muitas vezes torna convincentes as suas defesas (legítimas) das posições mais conservadoras da Igreja Católica. No entanto, na última entrevista que deu ao JN teve um grave deslize ao afirmar que "ninguém sai de mãos limpas da política" para justificar o não envolvimento dos bispos na política directa.
A frase, por não ter sido (propositadamente?) explicada é passível das mais variadas interpretações que lançam labéus sobre os políticos: corruptos?, falta de ética?, mentirosos?, incompetentes? Estes "pecados" não estão todos no mesmo patamar e há muitos políticos que não são nada disto.
Quem tem telhados de vidro...arrisca-se a que se lhe responda: "não queremos ser padres, porque sabemos aos pecados a que isso conduz".

- A entrevista - muito fraca - do Primeiro-Ministro à RTP teve um momento alto: o não caucionamento dos desmandos do Dr. João Jardim na governação da Madeira. Dirão que o PM não tinha outra hipótese. Não teria, mas o Primeiro-Ministro evitou as piruetas e malabarismos a que estamos habituados e retirou a confiança (não apenas a política) ao governante da Madeira. Eu não preciso de mais, parabéns Dr. Passos Coelho.

- Segundo o Correio da Manhã, só os quadros de Miró detidos pelo BPN valem o dobro do que o Eng.º do PSD, perdão, o BIC pagou pelo banco. Sabemos como são estipulados os valores de obras-de-arte, e estas só valem efectivamente se houver compradores interessados. Mas o facto relevante é a forma como foi gerida a nacionalização e privatização do banco. Grave: ainda ninguém foi condenado (lembram-se do Madoff?) e todo este tempo serviu apenas para um Tribunal se declara incompetente para julgar uma queixa.

- O contorcionista e malabarista de serviço, Dr. Miguel Relvas, declarou que a auditoria à contas da Madeira era técnica e não política. Tentou enganar os portugueses o Dr. Miguel Relvas. A auditoria é técnica para avalizar ou condenar as políticas de um político.
O Dr. Passos Coelho perderá pontos na sua credibilidade se a auditoria não for conhecida antes das eleições na Região Autónoma.

- Livro da Semana: A Rapariga Que Sonhava Com Uma Lata de Gasolina E Um Fósforo, Stieg, Larsson, recomenda-se à Sr.ª Merkl que insiste em comportar-se como pirómana.

Sem comentários:

Enviar um comentário