22 novembro 2011

VISAO DA ACTUALIADADE A SEMANA

- Relatório sob serviço publico de televisão - Ao ler o relatório e ao ouvir as declarações do Prof. João Duque - vale aquele dito antigo não vás sapateiro além da chinela - é o assombro total. Se os doutos membros da Comissão são competentes nas suas áreas de formação (o que já se pode duvidar perante a aberração que deram à luz) demonstraram uma inqualificável inépcia, mais que não seja, para produzirem relatórios. Espante-se perante as afirmações do Dr. João Duque, um professor licenciado pelo ISEG, que diz que os telespectadores preferem as "notícias" das estações privadas em detrimento das da estação pública porque, embora a RTP seja a primeira em audiências, a sua percentagem é inferior ao somatório de todas as outras (por favor, alguém que ensine que em estatística não há "vencedores por equipas").
Diz-se que o Ministro Miguel Relvas, ao fazer a "encomenda", já antevia a peça que ia sair dali, para depois apresentar a sua solução salvífica para o Serviço Público. E demasiado maquiavélico, ou demasiado rélvico. Acho que se limitou a aproveitar a "ciência" residente e disponível nos meios liberais.

- A ré Fofinha - O Conslho Superior da Magistratura (CSM) puniu (com aposentação compulsiva) um juíz por tratar uma ré por "fofinha" e por atrasar os processos. Voltou o CSM atrás com a decisão quando soube que "fofinha" era o nome de uma empresa de tecelagem e fiação da Covilhã. Mais um caso que leva a perguntar: que espécie de investigação foi feita à prestação do juiz no âmbito das suas funções? Então o magistrado não teve direito a defender-se antes de lhe serem aplicada a pena? Se até com os próprios se comportam deste modo...

- Demissão de Director do Teatro Nacional D. Naria II - Diogo Infante, Director do TNDMII ameaçou suspender a programação de 2012 caso os cortes de verba para o Teatro fossem por diante. Não conheço o trabalho de Diogo Infante à frente da programação do Teatro, nem está aqui em causa a avaliação das suas competências artísticas para a função, mas o que Diogo Infante fez foi dizer ao Secretário de Estado da Cultura: obviamente, demita-me. Obviamente, foi demitido. O Secretário de Estado não podia ter outra atitude.
Se Diogo Infante pretendia com o seu gesto chamar à atenção para a sua discordância com a política de cultura, foi sem dúvida um gesto nobre, mas já até o Dalai Lama condena a imolação pelo fogo por ser totalmente inconsequente. O que Diogo Infante conseguiu foi salvar a semana do Secretário de Estado ao dar-lhe oportunidade de aplicar as boas regras de gestão ao demiti-lo perante as circunstâncias.

- Frase da semana - "fraude na saúde de 8% é aceitável", proferida pelo Secretário de Estado da Saúde. Gostaria que considerem-se razoável uma fraude no meu IRS, IMI, Taxas de esgotos, taxas de direitos de passagem, IVA, no mesmo valor.

- Livro da semana - Deixem Falar as Pedras, de David Machado. Uma extraordinária viagem de um rapaz pelo passado do avô onde a percepção do mundo, a realidade (?), confrontam o protagonista com a linha de separação entre o verdadeiro e o falso e de que maneira e com que frequência (eventualmente) se confundem. Neste momento conturbado do Mundo, livro recomendado a todos para pôr-mos em causa todas as nossas certezas e todos aqueles que nos apresentam inevitabilidades (que à sua maneira, são certezas).

Sem comentários:

Enviar um comentário