14 fevereiro 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Manifestação da CGTP - exceptuando algumas, poucas, manifestações, esta forma de protesto nunca reflecte a dimensão do descontentamento na sua plenitude. As manifestações, como a greve geral, servem essencialmente para demonstrar a capacidade de mobilização das organizações, para assim ganharem capacidade negocial. Independentemente da contabilização de participantes, importa reflectir que na mesma semana as sondagens mantinham o PSD em primeiro lugar e que o PS não capitaliza o descontentamento.

- Segndo pacote de resgate da Grécia - impressionante a cegueira e a insensibilidade dos lideres europeus, não face ao futuro da Grécia, mas face ao futuro da Europa. A rendição só não é incondicional, porque a condição é a Alemanha salvar-se.

- Primarias republicanas nos Estados-Unidos - As eleições norte-americanas não são seguidas com a devida atenção em Portugal (provavelmente, em toda Europa), especialmente no que diz respeito as primárias, que se destinam a escolher o candidato de cada um dos partidos (os democratas tem este ano o candidato natural, Barack Obama). Os debates e as declarações dos candidatos republicanos são dignos do melhor programa de humor non-sense. Às vezes (muitas vezes) um daqueles senhores chega a Presidente e manda no Mundo. A seguir no Daily Show de Jon Stewart.

- Frase da semana - Tenho esperança que chuva. A senhora ministra da Agricultura, etc., etc.sintetiza a filosofia do governo: esperança que a economia recupere; esperança que os doentes não adoeçam; esperança que os portugueses emigrem; esperança que o petróleo não suba; esperança que...

- Livro da semana - Este País Não É Para Velhos, de Cormac McCarthy, (a ler, é muito melhor o livro do que o filme).

Sem comentários:

Enviar um comentário