27 março 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Greve Geral - O movimento sindical não domina grandes sectores da vida nacional de modo a causar perturbação com paralisações, ainda por cima de um só dia; além disso, quaisquer laivos de anarquismo da 1ª República que o tornassem mais contundente foram há muito completamente erradicados. A CGTP calculou mal a estratégia e táctica da Greve Geral. Serviu, sem querer, os interesses do governo: mostrou que o país não quer/não pode parar, foi tudo calmo e ordeiro e até as cargas policiais no Chiado serviram para dizer que o movimento sindical é pacífico e que nada teve a ver com as agressões à polícia, o governo é democrata e cumpriu-se a democracia. E tudo isto é verdade,mas não é o que a CGTP pretendia mostrar.
O movimento e organizações sindicais são fundamentais para o estabelecimento de equilíbrios entre os parceiros produtivos que, pela natureza das coisas, têm interesses antagónicos, mas não basta gritar que existem.

- Carga policial sobre manifestantes no Chiado - O uso da força policial deve ser o adequado ao grau de ameaça. Não parece que, mesmo com os vídeos do sr. Ministro, a ameaça provocada por uns arremessos de cadeiras fosse de grande monta. E o que está em causa não é o bater em profissionais da comunicação, é o bater em cidadãos. E se cidadãos cometeram infracções, nomeadamente de desacatos e de alteração da ordem pública, devem ser identificados, detidos e presentes a tribunal. Ah, mas eles fogem. As forças de segurança têm de certeza os meios para os apanhar e fazer prova.

- Congresso do PSD - Os congressos partidários são para consumo interno dos partidos, dizem. Não são, os partidos tudo fazem para que os meios de comunicação, em especial as televisões, deles dêem o maior eco possível, e durante quase 72 horas somos bombardeados com as chegadas em directo dos notáveis, das saídas em directo, dos discursos em directo, dos comentários em directo, dos anónimos em directo. Matéria barata (penso eu de que) para as televisões encherem a programação. O 34º Congresso do PSD tinha ym atractivo, a oportunidade de ouro de Passos Coelho mostrar que tem algum estofo de estadista. Desbaratou-a por completo nos dois discursos que fez, principalmente no de encerramento em que foi a reboque das críticas da comunicação social e que suscitou críticas acrescidas.

- Mergulho de James Cameron nas profundezas marinhas - O realizador do filme Titanic efectuou o mais profundo mergulho no mar a solo. À superfície disse-se maravilhado com o que tinha visto, havia criaturas fantásticas que não sabia como as catalogar, se peixes, se outro tipo de seres. Será que a oposição portuguesa, nomeadamente o PS, anda escondida a tais profundidades?

- Frase da semana - Todo o discurso de diatribe de Filipe Menezes (pai) contra José Sócrates. Desde que chorou no Congresso em que acusou o eixo Lisboa/Cascais (do PSD) de lhe fazer a cama que não se lhe ouvia tal sanha em procura de um bombo-da-festa.

- Livro da semana - Lolita, de Vladimir Nabokov. Um dos romances a ler antes de morrer (depois talvez não seja possível). Em tempos de depressão e de crise o refúgio na grande literatura pode ser um caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário