10 abril 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- A resposta do Dr. António José Seguro ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa - Já seria mau o Secretário-Geral do PS ter respondido ao comentador televisivo a quente, num impulso,mas impensável fazê-lo taco-a-taco, com as mesmas armas e no mesmo espaço. Alguém deveria ter avisado o SG da PS, que o tempo televisivo do comentador é muito superior e que as audiências são maiores, o Prof. fala do que quer, quando quer, e não sobre o que lhe perguntam. Antigamente, em duelos, os defensores da honra batiam-se, mas muitas vezes falhavam propositadamente o tiro, a estocada final, para demonstrarem a sua superioridade.

- Regra de ouro na Constituição - Ou se justifica a colocação desta regra na Constituição, ou não se justifica. Não é por se arranjar moeda de troca,colocando a taxa máxima de desemprego num tratado complementar, que a regra de ouro merece inclusão na lei fundamental. Os déficites são controlados (pelos Estados,era desejável) a taxa de desemprego detende em grande medida da iniciativa privada, que irá reclamar resmas de subsídios para a criação de emprego, ou então, o governo é obrigado a contratar-nos a todos (todos, até atingir o tal limite) para funcionários públicos.

- Retoma do pagamento dos subsídios de férias e Natal e congelamento das pré-reformas - Sem discutir as medidas, o que os factos e as declarações dos membros do governo (e partidos apoiantes) mostram é que o executivo se comporta como se fosse dono dos portugueses. Correcção, não se comporta, estão mesmo convencidos que são donos dos portugueses.

- Frase da semana - "2015 é o ano consecutivamente seguinte a 2014", Ministro das Finanças tentando salvar a face do lapso em que incorreu perante as declarações do Primeiro-Ministro que o contradisseram. É uma frase batida, no sentido que já foi mais do que realçada, e no sentido de que já levou pancada a torto e a direito. O pior de tudo foi o ar de gozo com que a disse, anunciando até, que a ia dizer devagar. Não se tratasse da vida das pessoas e o Ministro das Finanças seria recordado por um apurado sentido de humor.

- Livro da semana - A Queda de um Anjo, Camilo Castelo Branco, o que de melhor se escreveu em Portugal sobre a classe política que se vê a braços com o poder sem lhe saber dar uso.

1 comentário:

  1. "A Queda de um Anjo, Camilo Castelo Branco, o que de melhor se escreveu em Portugal sobre a classe política que se vê a braços com o poder sem lhe saber dar uso."
    Concordo plenamente com a afirmação.

    ResponderEliminar