01 maio 2012

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Eleições presidenciais em França I - Hollande, candidato socialista, pode querer ser apenas presidente de França e para isso basta-lhe ter mais do que 50% dos votos. Hollande tem a oportunidade de ficar para a história da reconstrução europeia, para isso terá de rever a "política de alianças" dentro da Comunidade Europeia. Quererá ou será capaz de o fazer?

- Eleições presidenciais em França II - Com a expressiva votação na candidata de extrema-direita, quase 20%, Hollande e Sarkozy querem seduzir este eleitorado para a segunda volta. Com que promessas? com que propostas? O problema não é haver raposas, que são bichos da natureza, o problema está em, por vontade própria, metê-las dentro do galinheiro.

- Ausência das comemorações do 25 de Abril - A ausência da Associação 25 de Abril, de Mário Soares e de Manuel Alegre, das comemorações oficiais do 25 de Abril têm contornos e pesos distintos. Em comum têm o facto da não comparência, no mesmo local, e no mesmo acto, em que estava o governo. Não concordo com a opção mas que ela teve efeitos de discussão sobre o significado da data, teve; e que deu azo a que o PM, mais uma vez, desse mostras da sua (falta) de categoria política, isso deu.

- 1 de Maio - com o desemprego em quase 15% é irónico o dia ter o nome do Dia do Trabalhador.

- Frase da semana - Os subsídios de Natal e de Férias serão repostos a 25% ao ano, a partir de 2015, completando-se em 2018. Será lapso sr. Ministro das Finanças E a segir a 2018 vem 2019. Como dizia Karl Valentin no título da sua peça, E não se pode extreminá-los?

- Livro da semana - Moby Dick, de Herman Melville (um dos melhores romances de sempre). A obsessão do capitão Ahab pelo cachalote branco emparelha com a obsessão do actual governo pelas políticas de desmantelamento do Estado Social. O capitão tem desculpa, que a sua obsessão é quase demencial; o governo tem culpa agravada, pois é consciente.

Sem comentários:

Enviar um comentário