25 abril 2012

25 de Abril

Ouvi ontem um jovem e presunçoso deputado da Nação (eu digo o nome: Filipe Menezes, filho)afirmar que o 25 de Abril não é uma data ideológica.
Quero crer que o jovem e presunçoso deputado da Nação já foi pelo menos ao dicionário ver o que significa ideologia; que já terá passado os olhos por algum manual (talvez daqueles tipo Informática para Tótós) onde se faça a distinção entre democracia e totalitarismo. Tê-lo feito para atacar os comunistas, mas esqueceu-se que no 25 de Abril se derrubou um regime totalitário que durou 48 anos; e que nessa data se opôs de forma determinada a ideologia da liberdade à ideologia da opressão.
Possivelmente o jovem e presunçoso deputado da Nação, quererá dizer que hoje não é a liberdade que está em causa, que a liberdade é um dado adquirido e que existe em estado puro na natureza. Talvez tenha de ler mais uns quantos livros para entender que liberdade não se confina à expressão de pensamento e ausência de polícia política. Mas,se não quiser ler, bastará escutar o Sérgio Godinho,«ai, só há liberdade a sério, quando houver a paz, o pão, a habitação, a saúde, a educação». E para obter tudo isto há que fazer escolhas ideológicas.
O 25 de Abril é a data mais marcadamente ideológica que se celebra em Portugal, aquela que lembrará sempre que é preciso melhorar a democracia, o sistema político, a qualidade dos políticos, porque haverá sempre espaço para MAIS LIBERDADE PARA O POVO.

Sem comentários:

Enviar um comentário