12 junho 2012

VISAO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Campeonato da Europa 2012: A boa participação no Euro de 2000, o chegar a final de 2004 e a existência de Cristiano Ronaldo fazem os portugueses sonhar há anos com a conquista de um campeonato a nível de selecções. Mas os apuramentos sempre com o credo na boca, as exibições descoloridas, os "falhanços" sempre justificados com intrigas e jogos de bastidores, são demasiado visíveis para os portugueses acreditarem. Com a conquista do Mundial de Juniores de 1991, Cavaco Silva demonstrava a sua criação do Homem Novo Português, que ele resgatara aos anos de brasa do pós-25 de Abril e principalmente ao soarismo. Passaram-se 20 anos, veremos que Homem, da sua criação, nos vai apresentar depois do Mundial da África do Sul e deste Campeonato da Europa.

- A estrela da Selecção Nacional de Futebol: É o Cristiano Ronaldo? Não é, é O autocarro. Nem sempre o mesmo, nem sempre da mesma nacionalidade, mas é O autocarro. Quando as televisões nos querem brindar com reportagem em directo das actividades da selecção, lá está o omnipresente autocarro. À chegada, à partida, no hotel, no estádio, no aeroporto. São de uma pobreza franciscana estes directos e pelo menos a RTP não tinha necessidade de gastar tanto dinheiro a filmar O autocarro.

- A linha de crédito para a banca de Espanha: efectivamente trata-se um resgate disfarçado. O empréstimo e necessário porque o Estado espanhol não tem dinheiro suficiente para injectar nos bancos. Outros países se seguirão porque o sistema financeiro é transaccional e já se viu que os bancos andarm todos a viver acima das suas possibilidades. A necessidade deste resgate só para ter sido surpresa para Rajoy, porque a tripa-forra bancária foi consentida e estimulada pelos governos e pela Comissão Europeia, assim como o é a política de austeridade cega insensível ao desemprego. Quem estava na oposição com ambições de governar um país não pode dizer que desconhecia.

- Frase da semana: O discurso inteiro do Presidente Cavaco Silva nas comemorações do 10 de Junho. A mais anódina, insipiente, soporífera intervenção de um Chefe de Estado de um pais em crise financeira, com 16% de desempregados. O senhor Presidente que não se desculpe a dizer que o discurso cumpria integralmente a Constituição exercendo o seu magistério de alerta.

- Livro da semana: Paciência. Não, não é o título de um livro. É que não tendo nenhum livro para recomendar, sei que os meus leitores são extremamente pacientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário