31 julho 2012

VISAO ACTUALIDADE DA SEMANA

- Estação parva: a silly season tem de tudo, menos de parva, e em contraponto com o resto do ano revela-se bem mais séria do que possa parecer. Para além de se evaporarem do nosso convívio diário muitos políticos e comentadores que fazem jus ao epíteto da estação, teremos a avaliação da troika e as suas soluções para a derrapagem de execução orçamental e substituição do corte de subsídios na função pública.
- Jogos Olímpicos: O Reino unido fez uma sessão de abertura mostrando o que melhor tinha realizado nos últimos 150 anos e de que muito se orgulha. Um dos quadros era sobre o seu Serviço Nacional de Saúde. Sintomático, num país tido como liberal e conservador, que um dos seus orgulhos seja a redistribuição da riqueza numa área sensível como é a da saúde.
- Eleições nos EUA: Em Portugal segue-se com pouca (ou nenhuma) atenção a corrida à Casa Branca, a não ser durante a campanha propriamente dita em que as televisões enviam uns repórteres que nada dizem nem esclarecem sobre as ideias dos candidatos. É interessante ir conhecendo as declarações do candidato republicano, Mitt Romney, pois está definitivamente interessado em destornar Bush (filho) na idiotice. George W. Bush ao pé de Mitt Romney parece um licenciado, memso que com equivalências. Mitt Romney pode ser o idota de serviço, mas ele não é mais do que a face visível de certos senhores do Mundo.
- Frase da semana: Porque trata a Alemanha a zona euro como uma filial? Jean-Claude Juncker. Para já, filial é elogio, a Alemanha trata os países da zona euro como servos da gleba. Depois, o sr. Juncker é Primeiro-Ministro (legítimo e legitimado)do Luxemburgo há 17 anos, uma das praças financeiras da Europa pouco escrutinadas. Antes do finalmenete, o sr. Juncker esteve à frente, ou colaborou em lugares de destaque, com várias instituições financeiras que trouxeram a Europa (e o mundo ocidental) a este ponto. Finalmente, para quando uma posição concertada dos países em maiores dificuldades dentro do União Europeia? É a solidariedade, estúpidos, diria o sr. Clinton se estivesse a disputar eleições.
- Livro da semana: O Complexo de Portnoy, Philipe Roth. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário