12 agosto 2012

CURIOSITY, a medalha de ouro dos EUA em Marte

Os jogos, as competições desportivas,sublimaram as tendências guerreiras inerentes à condição humana. Os Jogos Olímpicos da Era Moderna são o exemplo acabado e mais visível dessa sublimação quando a disputa pelas medalhas entre o bloco ocidental - principalmente EUA - e o bloco de Leste consubstanciava a contenda pelo primeiro lugar de nação mais poderosa do Mundo, sendo disso reflexo as vitórias desportivas. Os EUA foram claramente dominadores dos Jogos de Londres (se bem que as provas rainhas tenham tido outros vencedores) relegando para segundo lugar o grande gigante que é a China.
A data de "amartagem" da Curisity no planeta vermelho não terá sido propositadamente programada para período de olimpíadas,mas a coincidência do maior número de medalhas dos EUA nos Jogos de Londres com o feito tecnológico, mostra qual o bloco que ainda se mantém na vanguarda da tecnologia, portanto com vantagem para a guerra, já que os mais apetrechados tecnologicamente são invariavelmente os vencedores.
Um robô a explorar Marte e a declarção de Obama que até 2030 haverá um homem (quer ele dizer um americano) a pisar aquele planeta, não é mais do que a declaração reavivada do relançamento do programa espacial de John Kennedy numa clara vontade de ganhar, à época, a corrida do espaço ao bloco soviético...e demonstrar o poderio bélico.
Os EUA bem podem congratular-se desta medalha de ouro conquistada em Marte.
Para reflexão: os países da Uni-ao Europeia ganharam muito mais medalhas do que os EUA. Se fosse uma verdadeira União, poderíamos estar agora a pousar em Júpiter?

Sem comentários:

Enviar um comentário