29 janeiro 2013

VISÃO DA ACTUALIDADE DA SEMANA

- Regresso ao mercado...de capitais : incontornável este tema. Se não é uma grande vitória financeira e muito menos económica para o país é uma enorme vitória política para Gaspar e Passos (até Paulo Portas, embora não totalmente, fica de fora). Podem todos os políticos, comentadores, opinadores, uns melhor, outros pior, desvalorizar, contextualizar a operação que este "golo" do governo já ninguém o anula. E teve, ainda, o efeito de fazer passar despercebido mais um incumprimento das determinações do governo - o negociar mais tempo para pagamento do empréstimo -, aquilo que disse que nunca faria, pois significaria pagar mais juros.

- Privatização da RTP: Miguel Relvas não tem poder nem para privatizar um quiosque, dito pelo jornalista Joaquim Vieira, poderia ser a frase da semana, mais porque soa bem, do que pelo verdadeiro conteúdo. Miguel Relvas mantém intacto o seu poder de "manobrismo", o que ele não tem é o poder de manobrar a opinião pública como pretendia fazer porque carece de credibilidade. Miguel Relvas não será remodelado, ele é uma aposta de Passos Coelho, tal e qual a austeridade custe o que custar, ou o regresso aos mercados.

- Candidatos autárquicos: O CDS-PP sempre muito apressado (verbalmente) em moralizar, tem posto de parte alguns pruridos no que respeita à escolha de candidatos às autarquias: em Lisboa, apoia o candidato Seara, impossibilitado de concorrer em Sintra. Moralizar o sistema político,qual é a pressa?

- Protesto sobre a EDP: Há mais de uma semana que é impraticável entrar em contacto com a EDP: no balcão da Loja do cidadão a espera é interminável; pelo telefone, é infindável repetição da gravação; dizem que se quisermos telefonam de volta, nada; porque é mais cómodo, anunciam eles, pedido de informação pela internet, respondem que o pedido foi registado e têm até quinze dias úteis para responder (mas a intimação de um pagamento indevido é menos de uma semana contando com os dias inúteis). A prova que com as rendas, protecção governativa dos aumentos dos tarifários, a gestão privada é sempre melhor do que a pública.

- Frase da semana: Qual é a pressa?, de António José Seguro perante as instâncias de opositores internos do seu partido. A pressa é nenhuma, e tanto não há pressa que o Secretario-Geral do PS convocou uma reunião de urgência da Comissão Política Nacional para hoje. António José Seguro demonstrou falta de habilidade a lidar, não com a pressa, mas com a pressão. Se há semanas que correm mal, esta foi uma delas para o lídere do PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário