03 novembro 2011

Na Margem do Teu Segredo, Julieta Ferreira, Lua de Marfim

Na Margem do Teu Segredo, de Julieta Ferreira, é um romance sincopado de modo contínuo. São quatro personagens que ocupam o mesmo espaço cénico, o mesmo tempo, mas cada uma delas está como que irremediavelmente só nos capítulos que lhes competem...e na vida. O que confere continuidade aos episódios, não são, mesmo que existam, laços familiares, ou histórias comuns, mas a escrita de Julieta Ferreira que num registo muito semelhante para todas as personagens estabelece o fio condutor.
Um romance sobre o Destino, o Tempo e a Morte, diz o texto da contracapa. E da Solidão. O que ressalta é sobretudo o isolamento das personagens no mundo que as rodeia. Mundo que mesmo identificado com nomes de cidades ou de ruas podia ser um qualquer lugar. E o dissecar pormenorizado dos passos diários, dos sentimentos, das memórias, da descrição da envolvência,da atenção dada às pequenas coisas, mais isola as personagens.

Uma obra com uma escrita cuidada - em que a escolha da palavra certa requer isolamento - à qual Julieta Ferreira confere o tom de intimidade e a sensação que as personagens nos dão o braço e nos levam, placidamente, a percorrer um jardim numa tarde de sol de inverno enquanto nos contam a sua história, já sem mágoa, sem ressentimento. Apenas a história

Na Margem do Teu Segredo é também um romance contido. No sentido que se adivinha um grande fôlego da autora para um grande romance e que terá tido "medo" de arriscar. Mas, paradoxalmente, acaba por resultar bem porque as personagens são apertadas no pequeno espaço/tempo que Julieta Ferreira ...e a vida, lhes concedem.

1 comentário:

  1. O livro foi captado na perfeição neste texto. Aos poucos a autora vai-se expondo numa espiral alucinante. Primeiro quando publicou e agora que as reacções começam a surgir. Sempre na direcção certa do sucesso.

    ResponderEliminar