28 fevereiro 2011

"ANDREA CAVALLETTI", Professor de Estética

Ao ler o suplemento ATUAL, do Expresso deste fim-de-semana, fiquei encantado com a apresentação da profissão de um autor, Andrea Cavalletti: Professor de Estética na Universidade de Veneza. O encantamento prende-se mais com a disciplina que lecciona do que com a profissão de professor.

Ensinar Estética? Deve ser fantástico. Mas, para que serve? Tomando como referência a mais vulgar definição de estética - ramo da filosofia que se dedica ao estudo do belo - detenho-me a pensar em que saída profissional poderá ter um jovem (particularmente em Portugal) que enverede pela aprendizagem de como se aprecia a beleza (ou o seu contrário) e como se aplicam esses conhecimentos.
A maior parte dos jovens para entrarem no mercado de trabalho têm de escolher áreas mais práticas, direccionadas para a produção de bens, para as tecnologias, para os consumíveis que deixam de lado o pensamento humano na sua pura essência.

Seria a nossa sociedade diferente se outro tipo de relevo fosse dado a este tipo de matérias? O belo, o bem, o mal, etc.

(Em busca na net a disciplina de Andrea tem uma designação mais completa - Estética e Literatura . Não sei qual delas estará correcta, mas para arranjar emprego, ficar-se pela Estética parecia-me curto).

Sem comentários:

Enviar um comentário