03 março 2011

"O Capital", Karl Marx

"O Capital", de Karl Marx, é um livro,como consta que era o seu autor, alheio às realidades, às da época e muito mais às actuais. É um livro que propõe a organização da sociedade baseada num determinado modelo económico que falhou onde se tentou instalar.
Mas, como a teoria marxista, que enganou gerações sucessivas ao fazer crer que a economia apertadamente regulada culminaria numa sociedade mais justa e equalitária no seu todo, temos andado a ser iludidos que o modelo político de organização da sociedade - democracia (do qual sou intransigente defensor) - por si só, tornará a economia mais justa e transparente e ao serviço de todos.
Manuela Ferreira Leite chegou a afirmar que para resolver os problemas económicos de Portugal se interrompia a democracia por seis meses. Não concordo com o método, mas entendo o alcance da afirmação.

A organização da economia global é um logro no qual todos estamos metidos. Como pode uma sociedade democrática intervir sobre organismos e instituições que não controla - as empresas, os mercados - que são tudo, menos organismos democráticos?
Como sair daqui? Para além de ser adepto do primado da política sobre o primado da economia, só me lembro dos versos de António Aleixo:
Vós, que lá do vosso império prometeis um mundo novo,
Calai-vos pois pode o povo querer um mundo novo a sério.


Quanto ao livro "O Capital", se quiserem ler, não vão além daquelas versões muito resumidas e aligeiradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário