18 junho 2011

Bruxas e bruxedos

Era eu um jovem estudante universitário quando travei conhecimento com uma rapariga portuguesa que tinha vivido desde a infância no Brasil onde se iniciara nas artes do vodu, "licenciara-se" em espiritismo, sabia magia branca e feitiçaria.
Decretou ela que eu tinha características de medium e quis-me convencer a ser iniciado. Não conseguiu (suponho que não quis recorrer aos seus poderes de feiticeira). O que conseguiu foi que eu não a largasse enquanto não me arranjou uma entrada para uma sessão de conversa com além.
Foi para os lados do Campo de Santana - onde mais podia ser? perto da estátua do Dr. Sousa Martins e da morgue -, num prédio antigo, casa de tectos altos, corredor e sala alumiados por velas, criada vestida de preto. A medium depois de várias tentativas frustradas disse estarem na sala pessoas que não acreditavam, era melhor que saíssem para os espíritos se sentirem à-vontade. Eu, e o amigo que me tinha acompanhado, num instante nos levantámos e desaparecemos porta fora.
A minha amiga disse-me que aquela era uma falsa medium e que tudo não passava de uma encenação: se alguém saísse, como nós fizemos, os que ficavam eram levados a acreditar ainda mais nos seus poderes; se ninguém saísse, em princípio, o embuste podia prosseguir.
Desconsolado, desapontado, pedi-lhe que me arranjasse uma a sério. Disse-me que não, essas eram mesmo perigosas.

Um dia, despejava-lhe eu uma série de infortúnios que me vinham sucedendo e a pergunta dela foi desconcertante: como estão os aparelhos eléctricos em tua casa?
Sabia lá eu.
Se é bruxedo os aparelhos eléctricos vão-se avariar, as lâmpadas vão fundir, avisou-me ela.

Vocês acreditam numa coisa destas? Eu também não.

Só que daí para cá, quando funde uma lâmpada ou há uma avaria eléctrica tomo atenção à repetição do fenómeno. E não é que bate certo.

Nestas duas semanas, o ipad, que é novo, não carrega a bateria, fundiram-se quatro lâmpadas, as teclas do um e do três (tenho de escrever por extenso) do computador não funcionam, a máquina de lavar-roupa deixou de fazer programa de água quente. Juro que é verdade.

Há muito que procuro a solução, mas a minha amiga há muito que regressou ao Brasil...talvez montada numa vassoura.

Sem comentários:

Enviar um comentário